Abel Bom Jesus, um exemplo de sucesso.

O caminho para o sucesso é incerto, fórmulas exatas não existem, no entanto, há uma constante que se mantém em todas as histórias de conquista e superação.

Abel Bom Jesus vem de uma família de agricultores, o campo sempre fez parte da sua vida pois desde muito cedo aprendeu- com a sua avó- a trabalhar a terra para mais tarde colher os frutos. Logo aí verificamos que paciência foi uma virtude que Abel teve oportunidade de conhecer desde tenra idade. O trabalho de um agricultor não é necessariamente fácil e a colheita dos “frutos” deste trabalho leva tempo e dedicação.

A história do primeiro agricultor de sucesso em São Tomé e Príncipe começa aos 17 anos quando Abel decide dedicar-se completamente a agricultura, tendo na altura, empregado outros Santomenses para trabalhar num pedaço de Terra que lhe foi oferecido pelo tio. No entanto, a caminhada nesta área foi tudo menos fácil. A maior dificuldade enfrentada por Abel foi a falta de apoio e motivação por parte das pessoas que lhe deviam apoiar, visto que todos tinham uma opinião muito acentuada em relação a agricultura em São Tomé e Príncipe – “Não tem futuro”- frase muitas vezes ouvida por Bom Jesus. Muitos foram aqueles que lhe disseram que o que ele estava a fazer culminaria numa perda total de tempo e que essa área não era para jovens! Nisto tudo algo é certo, Abel não desistiu. O jovem agricultor, que na altura tinha sonhos maiores que o campo que cultivava, continuou seguro de que a sua oportunidade chegaria. Com o seu campo muito organizado e bem trabalhado, a sua grande oportunidade chegou quando um empresário Italiano visitou São Tomé a procura de negócios para investir.

Já diz o velho ditado que “a sorte é amiga do trabalho e da persistência” e porque Abel trabalhou, o empresário Italiano chegou ao campo do mesmo -por meio de um amigo que conhecia o trabalho de Bom Jesus- deu duas voltas ao campo e decidiu investir no negócio dando entrada de uma quantia considerável para implementação da primeira rede de estufas no país. Quando questionado sobre o porquê de estar a investir todo aquele dinheiro no campo de Abel, o Italiano respondeu: “Ele tem um campo pequeno mas está muito bem cuidado e organizado”.

Ainda há quem diga que é “sorte” mas qual seria a probabilidade de um estranho investir no campo de Abel caso o mesmo não tivesse investido o seu tempo a trabalhar a seu pedaço de terra?

Este investimento foi a oportunidade perfeita para Abel dar o tão desejado “pulo” para se tornar num empresário de sucesso. Tudo o que o jovem empresário sabe foi aprendendo com auto-disciplina e pesquisas sobre as melhores técnicas a aplicar para obter melhor produtividade.

Hoje, quase a completar 36 anos, Abel é o primeiro empresário de sucesso- no ramo da agricultura- no país e o maior produtor de ananás nas ilhas maravilhosas. Investiu o seu tempo no seu sonho, trabalhou, enfrentou dificuldades mas não desistiu. Para além do título de primeiro empresário de sucesso neste ramo, Abel Bom Jesus é hoje uma figura de referência no país pelo sucesso da sua história e também porque foi o primeiro apresentador a ter um programa passado na Televisão Santomense (TVS) que abordasse questões de forum social, sem censuras, alertando a população para as diversas temáticas sociais. Infelizmente, “Andá Pligu” – nome do programa, em crioulo Santomense- que remete para “Andar em Perigo” em Português, foi cancelado após 2 anos de transmissão em direto por tocar em questões socio-políticas, facto que não agradou aos telespectadores do programa, tendo-se até desenvolvido uma intenção – por parte dos mesmos -de manifestação social.

Embora, “Ánda Plígo” tenha sido suspendido, o que não foi afetado é o desejo de Abel Bom Jesus de continuar a promover a sociedade que lhe viu nascer. A sua popularidade em São Tomé cresceu de tal forma que o mesmo diz o seguinte: “Quando eu estou na cidade é difícil chegar em casa a hora combinada, pois quando estendo uma mão para cumprimentar alguém que me conhece, ficam mais uma 20 mãos a espera que eu faça o mesmo, é muito gratificante”.

O empresário também tem um grande amor pelas línguas crioulas do País, o que faz do mesmo a primeira figura pública Santomense a considerar-se um impulsionador do crioulo forro Santomense.

Sonhos Abel tem mais do que aquilo que se pode quantificar e certeza tem apenas uma; já os conseguiu realizar a todos (O poder do Subconsciente de Dr Joseph Murphy, é um começo para entender esta projeção futurística).

Conheça o trabalho deste jovem empresário, que embora já tenha alcançado o que antes parecia impossível, não perdeu a humildade. Siga-o no Instagram em https://instagram.com/abelbomjesus?igshid=hnchulon3evu e no Facebook em https://www.facebook.com/abel.bomjesus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s