Rui Rodrigues, arte e cultura no seu melhor

Rui Holger Rodrigues é filho de pais Santomenses e nasceu em São Tomé mas veio viver na Inglaterra quando ainda era pequeno. É formado em Artes e marketing e atualmente trabalha no “Royal Academy of Arts” em Londres. Embora tenha saído de São Tomé e Príncipe quando ainda era criança, sempre teve curiosidade em conhecer melhor a nossa cultura.

Para além da vertente ativista, Rui também é modelo e sempre esteve envolvido no mundo artístico, tendo recebido o seu primeiro incentivo para entrar no mundo da moda aos 17 anos através de um amigo. Como modelo, já trabalhou para marcas como Adidas, Nike e como “brand ambassador” em diversos shows de moda, destacando a sua participação no London Fashion Week 2013/2014 como “modelo promocional”.

Dado o seu interesse pelo país que lhe viu nascer, Rui sempre fez questão de participar em atividades que envolvessem o nome de São Tomé e Príncipe, tornando-se um “embaixador” do país sempre que tivesse oportunidade de o fazer. Foi numa dessas atividades de promoção cultural que Rui recebe um convite para trabalhar para o Inhame Eco Lodge em São Tomé. O convite trouxe a oportunidade perfeita para que Rui embarcasse numa viagem de descoberta cultural. Durante 2 anos o seu trabalho centrou-se na vertente do marketing e promoção do Eco Lodge “Praia Inhame”, tendo nesse período conhecido pessoas que vieram mudar a sua estádia nas ilhas maravilhosas.

Após esta estádia de 2 anos em São Tomé, Rui faz questão de visitar as ilhas encantandas todos os anos, tendo feito uma pausa nos últimos 2 anos por motivos familiares.

O modelo/ativista também já fez parte da organização do Miss STP UK 2012 e do primeiro TEDXSTP realizado na cidade de São Tomé. Rui também facilitou o contato da cantora britânica “Joss Stone” para uma participação musical muito especial com o “general” da música Santomense “João Seria”.

Em 2015, escalou o Pico de São Tomé com mais de 2000m, tendo feito 12 horas para subir e 12 horas para descer. Em 2016, Rui escalou o Pico Cão Grande que tem +- 600m e ambas experiências foram divulgadas nas suas redes sociais como forma de promoção do país aos olhares mais curiosos.

Em 2017, Rodrigues viajou para a ilha do Príncipe a convite da etno-farmacóloga “Maria do Céu Madureira” para trabalhar no projeto “Segredos da Floresta” cujo foco centrou-se na preservação da cultura medicinal da ilha do Príncipe. O projeto culminou na criação de um arquivo digital com o conhecimento local sobre medicina tradicional.

Rui define-se como um autêntico amante da cultura e do povo Santomense, abraçando sempre iniciativas que tenham como objetivo enaltecer a cultura Santomense.

Siga o trabalho deste modelo e ativista social no Instagram: https://instagram.com/ruirodrigues247?utm_source=ig_profile_share&igshid=1bqxrhvii3b48 e no Facebook: https://www.facebook.com/holgerodrigues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s