Mário Lopes, um verdadeiro líder!

Mário Lopes é um jovem prodígio Santomense que tem estado a quebrar barreiras e levar o nome de São Tomé e Príncipe além fronteiras.

O jovem nasceu em São Tomé e Príncipe e desde muito cedo começa a desenvolver capacidades no ramo do voluntariado e ativismo ambiental, tendo inclusive dado asas à sua veia literária, sob o olhar bastante atento da sua então mentora, a grande poetisa Alda do Espírito Santo, que infelizmente já não se encontra no mundo dos vivos.

Mário faz história em Portugal ao ser nomeado provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), tendo sido o primeiro provedor do Estudante com menos de 40 anos e de origem Africana. A sua função como provedor de Estudante do IPBeja terminou em Outubro de 2018 mas durante o seu mandato, Lopes criou pontes que permitiu até o findar das suas missões, trazer aproximadamente 100 estudantes da Guiné-Bissau para estudarem no IPBeja, criação da casa da lusofonia e a criação de um protocolo de cooperação entre o IPBeja e os estudantes Santomenses, com benefícios bastante notáveis.

O nosso ativista social não para, sendo que é também Vice-Presidente da Conexão Lusófona que carateriza-se por ser uma das maiores redes de partilha de conhecimento entre os jovens das comunidades lusófonas e não-lusófonas. Também já foi um dos co-organizadores do evento TEDxSãoTomé que aconteceu pela primeira vez em STP em 2013. Mário é também fundador e diretor da STP Digital, uma das plataformas digitais de notícias mais influentes em São Tomé e Príncipe. Incansável, as suas funções não param por aqui, pois o jovem é também representante do Comité Nacional da Junventude STP (CNJ STP) em Portugal.

As suas ações ultrapassam o que muitas vezes chega aos olhos do público, pois por detrás de causas como o famoso caso de Agripalma em STP, Mário Lopes juntamente com o apoio de outros jovens, como por exemplo, o ativista social Guedes Medeiros, conseguiram tornar a problemática da desflorestação da Biosféra em São Tomé em prol da plantação de palmeiras para a produção de óleo de palma, nacional e posteriormente impedir que o processo fosse avante.

É homem mas não se mostra indiferente ao empoderamento feminino, dando rosto a causa, apoiando e lutando, lado à lado as mulheres para um mundo mais justo para as suas “companheiras de vida”.

Resumir todos os feitos deste jovem é uma missão que levaria muitas páginas, e mesmo resumindo, seria muito complicado conseguir, de facto, explicar o impacto que o seu trabalho tem estado a ter nas comunidades Africanas além fronteiras. O seu legado, até a presente data, embora cheio de adversidades é acima de tudo inspirador, pois a batalha contra os pre-conceitos e discriminação social entre os mais vulneráveis é longa mas Mário Lopes não se intimida.

Acompanhe o trabalho do multifacetado, Mário Lopes no Instagram em @stpmariolopes

Anúncios

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s